Luanda – Angola esteve, esta sexta-feira, representada na reunião operativa sobre os preparativos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP28, a decorrer de 30 de Novembro a 12 de Dezembro de 2023 na Expo City, Dubai.
Segundo nota da representação diplomática angolana chegada à ANGOP, na reunião designada "sessão de diálogo entre as Missões Diplomáticas e o presidente da COP28 e enviado especial dos EAU para o Clima, Sultan Ahmed Al-Jaber", Angola esteve representada pelo embaixador Júlio Maiato.
O encontro teve como objectivo auscultar os países, pois os EAU pretendem transformar a COP28 como um marco para a captação de investimentos e maior compromisso dos Governos, sector privado, organismos internacionais e ONG, no quadro da efectivação da transição energética e da protecção ambiental.
A agenda da COP28 inclui a construção de uma resposta robusta ao balanço global, o financiamento climático e a operacionalização do fundo de perdas e danos, a triplicação da capacidade de energia renovável até 2030, a adaptação climática, bem como a resiliência e soluções baseadas na natureza.
Os organizadores estão empenhados em garantir um processo transparente e inclusivo na preparação para a COP28.
A reunião operativa visou transmitir aos diplomatas acreditados neste país sobre o processo organizativo do evento que vai reunir 140 líderes mundiais.
Recordar que o Presidente da República, João Lourenço, foi convidado para participar no evento pelo Presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohamed bin Zayed Al Nahyan.VM