Luanda – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) pretende apoiar financeiramente na recuperação e preservação da biodiversidade angolana, informou, esta sexta-feira, em Luanda, a sua directora regional para África, Ahunna Eziakonwa.
A responsável do PNUD falava à imprensa, no final de uma reunião com a ministra angolana do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, tendo ressaltado que Angola tem uma biodiversidade muito rica.
Ahunna Eziakonwa disse que o PNUD e Angola vão realizar trabalhos conjuntos, no intuito da reformulação de programas ligados à biodiversidade e outras áreas de interesse mútuo.
Ahunna Eziakonwa manifestou a intenção de apoiar os vários programas deste sector ligados ao mercado de carbono e gestão de resíduos.
Sobre o assunto, a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, atribuiu importância ao encontro, pelo facto de o PNUD ser um parceiro nas acções ligadas ao ambiente e pela relação estreita entre ambos.
Para a ministra, com esta visita continuarão a ter apoio nos projectos ligados às alterações climáticas, desenvolvimento sustentável, gestão de resíduos, biodiversidade e na capacitação dos quadros.
Avançou que vão trabalhar para novos projectos com o PNUD, com realce para resiliência às alterações climáticas nas províncias que já estão afectadas, envolvendo a juventude, associações ligadas ao ambiente, entre outros.
O encontro visou o reforço da parceria entre o PNUD e Angola. SJ/OHA