Viana- Mais de duas dezenas de árvores de limoeiros e mangueiras foram plantadas, nesta quarta-feira, no Centro de Acolhimento Luther Rescova, em Viana, no âmbito do Projecto “Um Atleta, Uma Planta” enquadrado no Programa de Arborização de Luanda (PAL).
O PAL, levado a cabo pelo Governo Provincial de Luanda (GPL), visa fomentar o surgimento de mais zonas verdes, promover a saúde dos solos e melhorar os indicadores de saúde pública, com a plantação de mais de um milhão de árvores até 2027 e 10 milhões até 2034.
Em Viana, o projecto teve início em Março de 2024 e até a presente data já foram plantadas sete mil árvores de várias espécies entre sentinelas e acácias, segundo o director municipal do Ambiente e Saneamento, Olávio Pinzo.
O responsável referiu que as árvores frutíferas foram colocadas no interior do centro para permitir que não sejam vandalizadas quando começarem a produzir e servir de fonte alimentar para as pessoas da instituição.
Salientou que o projecto seguirá o seu curso, pois as árvores são o maior património ambiental das cidades, que proporcionam bem-estar e promovem a saúde pública. Já o projecto "Um Atleta, Uma Planta" é desenvolvido pela Direcção Municipal da Juventude e Tempos Livres, que visa unir jovens e praticantes de todas as modalidades para apoiar na plantação de árvores. HDC