Lubango- Mil 797 mil árvores, entre ornamentais, nativas e frutíferas, foram plantadas, neste sábado, em várias áreas da cidade do Lubango, província da Huíla, numa iniciativa de um grupo de jovens liderado pelo activista social Manuel das Mangas”Mwene Vunongue”.
Trata-se de espécies como grevileas, pinheiros, mubango, jacarandás, acácias amarelas, cedros, buganvílias, palmeiras, goiabeiras, mangueiras entre outras ornamentais, um iniciativa que se junta ao projecto da Administração Municipal do Lubango, denominado “Meu Lubango, Meu Espalho”, lançado este ano.
Em declarações à ANGOP, Mwene Vunongue disse que a actividade teve como foco promover a preservação ambiental, combater os efeitos das mudanças climáticas e tornar a cidade do Lubango muito mais arborizada.
Detalhou que a plantação de árvores só foi possível graças os apoios de pessoas singulares e algumas empresas e instituições que se juntaram à causa, com a compra de três mil mudas, das quais mil 797 já foram plantadas.
Referiu ser meta atingir as cinco mil em 2025.
Segundo o mentor da iniciativa, tiveram apoio técnico dos técnicos do Centro de Estudos em Biodiversidade e Educação Ambiental(CEBEA) e do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Educação(CIDE), do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla e da administração municipal do Lubango.
Por sua vez, o director da CEBEA, José Tyamba, destacou que o apoio do centro incidiu na selecção das espécies de árvores que mais se adequam ao clima do Lubango e no mapeamento das áreas onde foram plantadas as mudas.
Desta feita, foram definidas algumas avenidas no centro da cidade, como a zona do aeroporto até à rotunda da Avozinha e outras, sendo que a zonas de maior plantação foram o bairro da Eywa e localidade das três Pontes, essencialmente no perímetro que beneficiou de obras de requalificação da estrada.
Entretanto, o chefe de secção da área do Ambiente da administração do Lubango, Salomão Missão, louvou a iniciativa deste grupo de jovens, que se junta ao “ Meu Lubango, Meu Espelho” , que pretende plantar mais de oito mil árvores até 2025. BP/PLB