Huambo – O acto central das celebrações do Dia Internacional da Árvore (21 de Março), realizado, esta terça-feira, na cidade do Huambo, foi marcado com a plantação de mil mudas de casuarianas.
As referidas árvores foram plantadas, durante o acto orientado pelo secretário de Estado para as Florestas, André Moda, e testemunhado pelo vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Huambo, Angelino Elavoco, no espaço adjacente ao Centro de Medicina e Reabilitação Física “Princesa Diana”, arredores desta cidade.
A iniciativa, que contou, entre outras, com a participação de funcionários de diversas instituições públicas, enquadra-se na estratégiade repovoamento florestal da província, com o objectivo de preservar o ambiente e evitar erosões, em consequência das fortes chuvas que se abatem, regularmente, na região.
Na ocasião, o secretário de Estado para as Florestas apelou à população a plantar de árvores como uma responsabilidade primária de todos os cidadãos, com vista a reforçar a preservação da natureza.
"As árvores permitem a regulação dos ecossistemas e do clima, daí a necessidade de todos se envolverem na luta contra o abate indiscriminado das árvores, para que, no futuro, possa usufruir dos benefícios sociais que elas trazem para a vida dos cidadãos", frisou.
André Moda disse ainda ser necessário que as pessoas tenham consciência da importância da preservação da natureza, através da plantação e protecção das árvores, por serem responsáveis pela produção de oxigénio que é um elemento essencial para a sobrevivência humana.
Por seu turno, o vice-governador do Huambo para o sector Político, Económico e Social, Angelino Elavoco, defendeu a realização contínua de acções do género e a necessidade da elevação da consciência dos cidadãos sobre a importância das plantas na preservação da natureza e evitar as alterações climáticas do país.
No seu entender, estas acções não devem se esgotar apenas na colocação das plantas no solo, mas, também, na necessidade de cuidá-las, de modo que ganhem vida e cresçam, para gerarem benefícios fundamentais para a vida humana.
As casuarinas são um género que agrupa 17 espécies de árvores e arbustos, caracterizados por ostentarem ramos esbeltos e delicados, com folhas reduzidas a escamas, o que lhes confere um aspecto semelhante a pinheiros.
O secretário de Estado para as Florestas, André Moda, que cumpriu uma jornada de trabalho de dois dias na província do Huambo, visitou os projectos de repovoamento florestal do Cuima (Caála) e Sanguengue (Cachiungo).
O 21 de Março, é comemorado desde 1971 como Dia Internacional da Árvore pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Com o intuito de se celebrar e sensibilizar para a importância de todos os tipos de florestas a Assembleia das Nações Unidas declarou, em 2012, este dia (21 de março) como o Dia Internacional das Florestas. É também, neste dia que se celebra o Dia Mundial da Árvore e o início da primavera, no hemisfério Norte. ZZN/VKY/VIC