Luanda - Os deputados do Grupo parlamentar do MPLA promoveram, esta terça-feira, em Luanda, uma campanha de limpeza na orla marítima da praia Amélia, por forma a contribuir na mitigação dos resíduos sólidos naquela zona balnear e pesqueira.
Com o apoio técnico da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (ELISAL), os parlamentares munidos de instrumentos adequados retiraram do local grande quantidade de lixo, com destaque para plásticos e vidros.
A campanha, realizada em torno da celebração do Dia Nacional do Ambiente, assinalado esta quarta-feira, de acordo com a coordenadora da iniciativa, deputada Carla Cativa, serviu para prestar atenção às causas ambientais e criar condições propícias para as espécies marítimas, bem como para os seres humanos.
Para a parlamentar, com as quedas pluviométricas há tendência dos resíduos sólidos desembocarem no mar e resultar em consequências menos abonatórias para a saúde, daí a necessidade de mantermos as nossas praias limpas.
Disse também que paralelamente a essa actividade está a decorrer uma outra campanha de sensibilização porta a porta no sentido de cada um contribuir em favor do ambiente.
A efeméride, de âmbito nacional, foi instituída com base na realização da Semana de Conservação da Natureza, realizada em Luanda, em 1976, com o objectivo principal de reforçar os alertas aos diferentes sectores para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais.