Luena - Um concurso para elaboração de projectos de inovação tecnológica com vista à promoção da sustentabilidade ambiental em Angola foi, esta sexta-feira, apresentado à comunidade académica da província do Moxico pela OMUENHO, empresa vocacionada à defesa do meio ambiente.
Denominado PITA (Prémio de Inovação Tecnológica Ambiental), a iniciativa prevê atribuir mentoria e estágios a pesquisadores nacionais residentes no país dos ramos de sustentabilidade ambiental, agricultura sustentável, energias limpas e da conservação da vida nos diferentes ecossistemas.
De acordo com Josemar Sebastião, representante da empresa organizadora, a iniciativa prevê encontrar soluções para os problemas socioambientais que assolam o território nacional.
Disse, igualmente, que o projecto prevê descobrir e emancipar iniciativas que carecem de investimentos para a sua execução e funcionamento.
Já o director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Castilho Boa, disse que espera maior adesão dos pesquisadores do Moxico ao projecto, tendo em conta os desafios ambientais que a região enfrenta.
Enfatizou que a província do Moxico, devido a sua extensão territorial, a maior do país com 223 mil 23 quilómetros quadrados, necessita de soluções inovadoras para a garantia da sustentabilidade ambiental, com destaque para a preservação das espécies vegetais e animais.
A OMUENHO é uma empresa que busca promover a sustentabilidade em todas as actividades empresariais e sociais de forma a reduzir o impacto negativo ao ambiente, disponibilizar o saneamento básico a todos e aprimorar a sustentabilidade das organizações por meio de tecnologias. TC/YD