Moçâmedes - A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, defendeu esta sexta-feira, em Moçâmedes, a reintegração de mais espécies animais no Parque do Yona, como elefantes e leões, para atrair mais turistas e arrecadar receitas para o sector turístico.
Para a dirigente, que presidiu a Oitava Reunião Técnica do Ecossistema da região, a introdução de mais animais vai permitir aos turistas apreciar com mais tempo a fauna e a flora desta zona.
Recomendou a criação de políticas de investimentos, que passam pela construção de uma hospedaria equipada com todos os serviços, para a acomodação dos turistas, e a melhoria das vias de acesso ao parque, localizado na província do Namibe.
Garantiu que o Executivo está a trabalhar numa proposta para a aplicação de uma taxa para os visitantes dos 14 parques existentes no país.
Na ocasião, a vice-governadora do Namibe, Ema da Silva, falou do projecto de construção de uma escola de ensino primário, um centro de saúde, a abertura de furos de água na localidade do Yona, entre outras iniciativas.
Disse que o encontro serviu para apreciar programas ligados à inclusão produtiva e económica das comunidades que residem no perímetro do parque, o repovoamento animal, espécies para reintegração, preservação ambiental e desenvolvimento do turismo
O parque possui animais como gazelas, cabras de leque, zebras da montanha, chitas, catolongos, avestruzes, girafas, entre outros. FH/FA/OHA