Moçâmedes - Duas estações meteorológicas automáticas foram instaladas na província do Namibe, no quadro do programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN).
Em declarações à ANGOP, esta sexta-feira, após um encontro de apresentação dos resultados ao governo provincial, Catarina Tormenta, coordenadora-adjunta FRESAN, disse que, além dos meios, os técnicos do INAMET foram capacitados para reportar maior volume de informação para uma base de dados, quer a nível nacional, quer internacional.
Informou que no Namibe uma estação está localizada no município da Bibala, ao passo que a outra está instalada na comuna do Bentiaba, município de Moçâmedes.
De acordo com a técnical, os equipamentos vão permitir compreender o sistema terrestre e os eventos climáticos extremos, recorrentes na região, de forma autónoma, uma vez que medem indicadores meteorológicos essenciais para prever a meteorologia.
Explicou que estas ferramentas disponíveis ao público e aos decisores ajudam a impulsionar a actividade agrícola, dando informações precisas sobre as precipitações e temperaturas para semear e colher a produção.
Na ocasião, o vice-governador provincial do Namibe para o sector Político, Social e Económico, Abel Kapitango, mostrou-se satisfeito com o facto de o INAMET, no Namibe, contar com meios que vão aumentar a capacidade de resposta, fornecendo informações vitais para o desenvolvimento de vários sectores. VR/FA/AC