Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Museu Amigo do Ambiente divulga ecopontos para gestão do lixo  

     Ambiente              
  • Huíla • Sexta, 26 Maio de 2023 | 16h40
Angelina Sacalumbo, directora do Museu Regional da Huíla
Angelina Sacalumbo, directora do Museu Regional da Huíla
Belarmina Paulino - ANGOP

Lubango - O "Museu Amigo do Ambiente" está a contribuir para a redução dos danos da acção humana ao meio, através da disseminação de conhecimentos sobre a utilização correcta de ecopontos, para separação e reciclagem do lixo, considerou a directora do Museu Regional da Huíla, Angelina Sacalumbo.

Os ecopontos são conjuntos de contentores de cores distintas e servem para receber diferenciadamente diversos resíduos, principalmente os de menor dimensão, que serão recuperados, reciclados ou valorizados através de novas tecnologias.

Estas estruturas são essenciais para a melhoria do ambiente, pois nelas podem estar localizados em pontos estratégicos como escolas, parques, piscinas, complexos desportivos, mercados e feiras.

Acordo com a directora do Museu Reginal da Huíla, Angelina Sacalumbo, trata-se de um projecto sob a alçada da instituição, que já dura cinco anos e visa a serialização, para a consciencialização dos visitantes da instituição, sobre a importância da separação do lixo e tornar o ambiente mais sustentável.

Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, a responsável detalhou que o Museu Amigo do Ambiente, consiste num ecoponto que a instituição tem para a separação e reciclagem do lixo e depois das visitas guiada às salas de exposição é dada uma explicação aos visitantes sobre o assunto.

Destacou que o foco do Museu tem sido fundamentalmente as crianças, por aprenderem com alguma facilidade e servirem de disseminadores da mensagem sobre a importância da separação do lixo.

Agenlina Sacalumbo referiu que o impacto do projecto, já se faz sentir por exemplo, município do Lubango, pois vê-se uma cidade mais limpa, tudo porque o Governo local também está a engajar-se para esse desiderato, mas precisam divulgar mais o projecto.

O Museu Regional da Huíla é de carácter etnográfico e foi fundado em 1957, por Peixoto Correia, com objectivo de investigar, conservar e divulgar as peças de domínio etnográfico e paleontológico da Região Sul de Angola, alberga mais de mil e 500 peças, das quais maior parte está em reserva técnicas. BP/MS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola expõe potencialidades na IMEX Madrid 2025

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 11h57

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+