Ramiros – O município do Mussulo, província de Luanda, acolheu, este sábado, a primeira edição de uma campanha denominada “Praias Limpas Oceano Seguro - Campanha de Li.mpeza Mussulo 2025", com a participação de 500 jovens.
A campanha de limpeza visa preservar as praias, promover a consciencialização ambiental e o engajamento da comunidade em acções sociais.
Trata-se de um projecto de uma iniciativa da Cooperativa Associação dos Jovens da Província de Luanda, em parceria com a administração local.
Em declarações à ANGOP, o coordenador do projecto, Edivaldo Vandum-Nem, salientou que o município do Mussulo foi escolhido para efectivação do programa durante o ano de 2025, com o objectivo de contribuir e preservar o meio ambiente, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.
"O projecto vai decorrer durante o ano todo e contará com a participação de associações ligadas a comunidade e turistas, cuja a finalidade é preservar este importante património natural e turístico, através de campanhas de limpeza , sensibilização e mobilização”, explicou.
Para o efeito, o também mentor do projecto, referiu que vai trabalhar em estreita colaboração com a administração local, elegendo como prioridade os locais considerados críticos.
Explicou que as acções de limpeza, em que são usados materiais como sacos plásticos, luvas, carros de mão, pás, vassouras e máscaras, serão realizadas no primeiro e último sábado de cada mês, visando promover o Mussulo num símbolo de beleza e sua sustentabilidade.
Fez saber que o seu programa prevê, além da componente limpeza, acções de sensibilização e mobilização, através de palestras, incluindo os meios de comunicação social. JJD/AKA/AJQ