Mungo – As autoridades do município do Mungo, província do Huambo, projectaram, a partir deste ano, a reabilitação da zona de observação de hipopótamos nas margens do rio Luvulo, assim como do pássaro “falcão-peregrino”, soube a ANGOP.
A iniciativa visa, essencialmente, contribuir na preservação destas espécies animais, com foco na promoção do ecoturismo.
Em declarações, esta sexta-feira, à ANGOP, o administrador do município do Mungo, Domingos Pascoal Calei, Destacou a requalificado do santuário dos hipopótamos e da zona de observação do pássaro “falcão-peregrino”, que aparece em todos os meses de Fevereiro na municipalidade, na atracção turística e no incentivo aos estudos destas espécies animais.
Disse que o município dispõe de um santuário de hipopótamos ao longo do rio Luvulo, que, para além da importância ecológica, constitui um factor determinante para o desenvolvimento do ecoturismo.
Domingos Pascal Calei informou que, apesar da situação em que se encontram, com poucas condições de segurança, o Mungo recebe anualmente centenas de visitantes, entre turistas e internacionais e estudantes das províncias de Benguela, Bié e Huíla, que aproveitam para observar o hipopótamo e o pássaro “falcão-peregrino”, proveniente da Hungria
Por esta razão, considera ser imperiosa a preservação destes locais, através do envolvimento de todos na prevenção e combate aos actos de degradação da biodiversidade, para além da caça frutífera ilegal.
Caracterização do hipopótamo
Os hipopótamos são espécies de animais aquáticos e que, também, podem viver em zonas térreas, mas a proximidade da água lhes dá grande possibilidade de poderem refrigerar constantemente a sua pele.
Estes animais são herbívoros e se alimentam de quantidades de gramíneas e ervas que encontram ao redor do seu habitat.
Os hipopótamos são preguiçosos em terra, mas ainda podem atingir velocidades de 50 km/h, na água são rápidos e mostram diversas adaptações em sua existência, na maior parte aquática, inclusive orelhas e narinas que podem se fechar e uma secreção da pele que funciona como protector solar, anti-séptico e anti-bacteriano.
O único predador natural dos hipopótamos são é leão que os caça em bandos
A província do Huambo dispõe de dois santuários de hipopótamos, localizados no município do Mungo e outro na fronteira, entre as municipalidades do Bailundo e do Londuimbali, com a existência de várias espécies deste animal.
Falcão Peregrino
Esta ave apresenta cor azul-acinzentada, com listras escuras e coroa preta na cabeça, possui uma cauda estreita e comprida com pontas brancas, em geral, as fêmeas põem três ovos e o período de incubação é de 30 dias e alimenta-se exclusivamente de outras aves.
Trata-se do animal mais rápido do mundo, com uma velocidade de mergulho que pode atingir os 320 km/h.
Com uma área de cinco mil quilómetros quadrados, o município do Mungo, um dos 11 que compõem a província do Huambo, conta com uma população estimada em 148 mil 516 habitantes, distribuídos pelas comunas do Cambuengo e Sede, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estatística. JSV/ALH