Malanje- A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, reafirmou hoje, segunda-feira, em Malanje, a aposta do Executivo angolano na biodiversidade e revitalização das áreas de conservação, com vista à preservação dos ecossistemas naturais.
A governante reiterou este engajamento durante uma visita ao Parque Nacional de Cangandala, tendo adiantado que, neste sentido, está na forja a reestruturação das infra-estruturas e da via de acesso ao referido parque, cujas obras poderão arrancar ainda este ano, visando a sua abertura ao público.
Disse existir já um diploma sobre entrada do público nas áreas de conservação dos parques e a sua materialização a nível de Cangandala, está dependente da melhoria de algumas infra-estruturas e da acessibilidade.
A par disso, falou no incremento do número de fiscais, para reforço do patrulhamento, tendo em conta o aumento do número de palancas, actualmente na ordem de mais de 200.
Por sua vez, o director do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação, Miguel Xavier, referiu-se à efectivação a breve trecho do diploma referente à carreira dos fiscais dos Parques Nacionais e melhoria da capacidade operativa dos mesmos, através da introdução de meios modernos para o serviço de patrulhamento, com realce para veículos aéreos não tripulados, vulgo drones.
Já o administrador do Parque Nacional de Cangandala, Victor Paca, precisou que a população da palanca está em franco crescimento, mas a caça furtiva continua a ser a principal ameaça.
Pontualizou que o parque conta, actualmente, com 84 fiscais, sendo que 31 dos quais serão encaminhados para a Reserva Natural do Luando.
Relativamente à actividade turística no parque, o responsável defendeu a entrega destes serviços ao sector privado, para a sua dinamização e rentabilização.
Criado em 1963, o Parque Nacional de Cangandala ocupa uma área de 630 quilómetros quadrados e nele encontram-se, para além da Palanca Negra Gigante, outras espécies como Perdizes, Bambis, Pacaças e Seixas.
Ministério do Ambiente lança PEDUR em Malanje
Depois de Luanda, Benguela, Huíla e Namibe, o Ministério do Ambiente procedeu hoje, em Malanje, ao lançamento do Projecto Educar para Reciclar (PEDUR), uma iniciativa que visa consciencializar as crianças e adolescentes sobre reciclagem e segregação dos resíduos.
Desenvolvido pela Agência Nacional de Resíduos, o projecto prevê abranger os 14 municípios da província e contempla sessões de formação para professores e alunos do ensino primário e I ciclo, colocação de ecopontos nos estabelecimentos de ensino, tendo em vista o alcance da sustentabilidade.
O acto de lançamento foi orientado pela ministra do Ambiente e testemunhado pelo vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda.
A ministra do Ambiente iniciou hoje uma visita de dois dias à província de Malanje, que para além da visita ao parque culminou com o lançamento do PEDUR (Programa Educar e Reciclar) e na terça-feira prossegue com a realização de um workshop sobre Educação Ambiental. ACC/NC/PBC