Luanda - A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, que vai priorizar a realização de acções para aumentar a conscientização da população para os problemas da degradação ambiental no país.
A governante fez está afirmação depois de ter recebido a pasta do Ambiente das mãos do ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, que esteve a frente dos destinos do sector desde 2021, como ministro da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA).
Ana Paula de Carvalho considerou que para tal é necessário a promoção de uma educação ambiental como ferramenta que se propõe alicerçar as bases de uma sociedade mais sustentável.
Disse ainda ser urgente capacitar a população para a cultura de preservação e conservação ambiental, no entanto, vão desenvolver actividades em estreita colaboração com todas entidades e parceiros, para dar resposta às necessidades dos profissionais e instituições.
Acrescentou trabalhar para ter um país mais arborizado, com um maior percentual de energias limpas e assim diminuir a emissão de gases com efeito estufa, com uma fauna e flora mais preservada e com maior valorização dos resíduos.
Prometeu por outro lado funcionar em colaboração com os departamentos ministeriais, entidades do Governo e parceiros nacionais, internacionais e associações ambientais para a protecção, promoção e reforço dos direitos do ambiente em Angola.
Garantiu promover os valores ambientais fundamentais, que deverão estar na base de uma sociedade angolana saudável, sustentável e harmoniosa.
Ressaltou que estarão também comprometidos com a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que atende as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
Por sua vez, Filipe Zau manifestou o seu total apoio a ministra do Ambiente, para aquelas questões que efectivamente possa apoiar, nesta primeira fase de arranque, por considerar ser um compromisso de solidariedade.
Frisou que o seu ministério será sempre um parceiro privilegiado do ambiente, no contexto de sustentabilidade onde as mutações surgem de forma cada vez mais acelerada e a chave para o sucesso está no espírito de inovação e no trabalho em grupo.
Terminou desejando muitos êxitos e saúde nessa missão que a partir de hoje inicia.