Moçâmedes - Os cento e um (101) camelos provenientes dos Emirados Árabes Unidos, em Junho do ano transacto, que se encontram na Estação Zootécnica de Caraculo, no município da Bibala (Namibe), apresentam boa adaptação ao clima, o que permitiu um grau de reprodução que superou às expectativas.
Do número inicial, de acordo com a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, verifica-se um aumento de mais 26 animais, além de outros tantos se encontrarem em estado de gestação.
Ana Paula de Carvalho deu a conhecer o facto durante a visita efectuada pela Vice-Presidente da República, Esperança Costa, ao local, onde se vai inteirar do desenvolvimento do projecto, que visa o fomento do turismo na região.
A ministra acrescentou que esta é uma espécie que se adaptou "muito bem", o que significa que o local possui condições propícias para albergar esta espécie.
Na ocasião, considerou ser uma mais-valia, não só em termos ambientais, como também nos domínios do turismo e da agricultura, a julgar pelos derivados que dali sairão.
Fez saber que, nessa altura, está a ser feito um acompanhamento de controlo, em termos sanitários, da reprodução para posteriormente se cumprir o objectivo principal, que é o fomento do turismo.
Daí a razão de, na Estação Zootécnica do Caraculo, onde se encontram os camelos, ainda não serem permitidas visitas.
O projecto surge dentro da parceria público-privada, que envolve, também, as autoridades dos Emirados Árabes Unidos e do Governo Provincial do Namíbe, que têm vindo a desenvolvê-lo no sentido da criação de camelos e produção de tâmaras, que visam, simultaneamente, elevar a produção pecuária, a atracão e fomento turístico na região desértica do Namíbe e produção de frutos associados ao microclima do território angolano.
A Estação Zootécnica do Caraculo, zona de Fundão, no município da Bibala, foi na altura escolhida e aprovada pela delegação dos EAU para a implementação do projecto de criação de camelos.
No local, foram construídos furos de água, com sistema de captação de bomba submersível com tanques e com sistema de gravidade, que possuem uma capacidade de abastecimento de 20 mil litros de água.
Ainda no quadro do projecto, procedeu-se, de forma experimental, a plantação de Sorgo e de capim forrageiro para alimentação dos animais, com o suporte do Instituto de Investigação Agrícola de Moçâmedes e do município da Bibala,
A visita da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, à provincia do Namibe decorre no quadro da Reunião da Comissão Multissectorial para Salvaguarda do Património Cultural Mundial. MGM/FA/SC