Luena – O Ministério do Ambiente prevê estabelecer parcerias público-privadas para a construção de aterros sanitários e gestão dos resíduos no país.
A informação foi passada esta segunda-feira no Luena, pelo secretário de Estado do Ambiente, Yuri Valter Santos, no quadro de uma visita de trabalho que realiza na província do Moxico.
Conforme o responsável, a gestão dos resíduos é um dos principais desafios actuais do país, tendo em conta o crescimento populacional, expansão das zonas urbanas.
Em declarações à imprensa, Yuri Valter de Sousa Santos referiu que há necessidade de se construir aterros sanitários e centros de valorização de resíduos no país, para permitir a redução, reciclagem, reutilização e outras formas de valorização.
Sem estabelecer metas, disse que são projectos que envolvem estudos e recursos financeiros, desta forma o ministério de tutela está aberto para estabelecer parcerias com o sector privado.
Nesta região do país, o secretário de Estado prevê auscultar os principais desafios do sector do ambiente na província do Moxico, bem como abordar as principais políticas e estratégias do sector para a melhoria da gestão ambiental.
Esta terça-feira está prevista uma visita ao Parque Nacional da Cameia, no quadro do programa de revitalização das áreas de conservação.
Este programa consiste em melhorar as infraestruturas, os acessos e aumento de fiscais nas áreas de conservação para a melhor conservação destes espaços.
O Parque Nacional da Cameia com uma deslumbrante reserva florestal, numa área total de 14 mil 450 quilómetros quadrados, o mesmo é delimitado a norte pelo caminho-de-ferro de Benguela, a oeste o rio Lumege e a leste os rios Luengue, Chifumaji, Zambeze e Lulua. MT/ TC/YD