Catete – A ministra do Ambiente, Ana Paula Pereira, anunciou esta quinta-feira, em Catete, a construção, nos próximos dias, de um Centro de Valorização de Resíduos Sólidos, para atender as províncias do Bengo, Luanda e Icolo e Bengo.
De acordo com a governante, a exequibilidade do projecto já está garantida no orçamento do presente ano, sendo que o espaço onde será construído também está acautelado na comuna de Cassoneca, província do Icolo e Bengo.
Em entrevista à imprensa, após constatar o local onde estará o Centro de Transferência de Resíduos, Ana Paula Pereira fez saber que além dessa infrestrutura, serão construídas Estações de Transferência, onde serão acondicionados resíduos reclaveis, reutilizáveis e reaproveitaveis, de modos a se gerar uma economia circular, onde as pessoas possam vender o seu lixo doméstico.
Sem adiantar a capacidade da infraestrutura a ser erguida, a governante disse que o local visitado é satisfactório, tendo de imediato reunido com o governador provincial do icolo e Bengo, Auzílio Jacob, no sentido de se ter o quanto antes, o croquis de localização e começar-se a formar o processo, até a execussão da obra.
Referiu que o propósito será construir um centro de acondicionamento de resíduos não orgânicos em cada município, que serão recolhidos mensalmente para os pontos de transformação ou reciclagem.
Quanto aos resíduos orgânicos, como restos de alimentos, estes passrão a ser transformados em adubos orgânicos, tendo emconta que a província é essencialmente agrícola.
De acordo com a ministra a preocupação do Ministério, neste âmbito, surge em função do registo do número de casos de cólera a nível das três províncias, visando mitiga-los.
Por sua vez, o governador provincial do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, louvou a iniciativa do Ministério do Ambiente e mostrou total disponibilidade e celeridade na tramitação dos documentos necessáerios para a localização e legalização do espaço onde será construido o Centro de Transferencia de Resíduos.
Em seu entender, o Centro vai permitir alavancar a economia da província e fazer com que o cidadão tenha alguma fonte de rendimento ao recolher lixo, participando assim do saneamento básico do meio.
“O espaço para o futuro aterro já existe, por isso, vamos agora cumprir com os procedimentos administrativos para remeter em definitivo o croqui à senhora ministra, para que possa lançar o concurso público para as empresas que vierem construir a infraestrutura”, disse. AJQ