Luanda - Uma campanha nacional de limpeza de praias e rios, a fim de despertar a consciência de todos para a importância da preservação do meio ambiente, ”foi aberta sábado, na Nova Marginal de Luanda, pelo Ministério do Ambiente (MINAMB).
Com a participação de mais de duzentas pessoas, a campanha com o lema “ Praias e Rios limpos, Vamos proteger o nosso país", visa devolver dignidade às faixas de areia das praias da Savana, São Tomé, Ilha do Mussulo, rios em Luanda e outros pontos de todo o país, através da realização periódica de limpeza.
A campanha, que teve a participação de militares da Força Aérea Nacional (FAN) Marinha de Guerra Angolana (MGA), voluntários e trabalhadores de empresas de saneamento básico, enquadra-se na celebração do mês do ambiente, cujo ponto alto será a realização da conferência Internacional sobre a biodiversidade e áreas de conservação a 31 de Janeiro, em Luanda.
A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, disse que mais do que um acto de limpeza, a campanha é uma aula prática de cidadania e preservação ambiental, salientando que a actividade irá prosseguir nos próximos dias nas províncias do Icolo e Bengo e do Bengo.
A governante referiu que esforço conjunto reflecte a mensagem de que com empenho é possível transformar os espaços públicos em locais mais agradáveis e acolhedores, sobretudo no período balnear, em que as praias se tornam o destino preferido de muitas famílias.SJ/HDC