Luanda - Um projecto piloto de recolha e reciclagem de plásticos será implementado nos próximos dias, na província de Luanda, anunciou nesta quarta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para o Turismo, Helder Marcelino.
Falando à imprensa, à margem do seminário sobre "Gestão adequada de resíduos" dirigido a jornalistas, ressaltou que o projecto consiste em transformar o plástico em energia.
Para o efeito decorrem, actualmente, experiências em alguns pontos da capital para se avaliar os resultados, com a finalidade de difundir o projecto ao nível de toda a costa marítima.
Acrescentou que o projecto surge como resposta a preocupação do ministério, sobre o lixo espalhado na orla marítima.
Salientou estar em curso um processo de gestão, numa parceria público-privada, com um modelo de economia circular, com as diferentes fases a serem implementadas no aterro sanitário dos Mulenvos.
Durante o seminário de um dia, os jornalistas analisaram a "Legislação sobre resíduos", o "Plano estratégico para a gestão de resíduos urbanos, para uma economia circular eficiente" e "Jornalismo e educação para o ambiente-cidadania e activismo".
O encontro visou dotar os profissionais de comunicação com linguagens que facilitem na abordagem de matérias sobre os resíduos, bem como dotá-los de mais conhecimentos sobre a temática e foi promovido pela Agência Nacional de Resíduos (ANR) em parceria com o Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).