Ombadja - Líderes do município de Ombadja (Cunene) foram capacitados, quarta-feira, sobre os riscos de desastres e as alterações climáticas, com o objectivo de melhorar as habilidades de actuação, prevenção e preparação para redução do impacto de desastres nas comunidades.
A acção formativa é uma promoção da Associação Luterana para Desenvolvimento de Angola (ALDA) e teve por objectivo reforçar os trabalhos das comissões, através da aplicação de metodologias práticas e ferramentas integradas de gestão da informação de desastres e seus impactos.
Na ocasião, a responsável da ALDA no Cunene, Tânia Kaunanele, disse que a capacitação passa pelas estratégias de um plano de redução de riscos e desastres a nível das comunidades.
Afirma ser intenção contribuir na questão ligada à mudança das alterações climáticas, através da educação, sensibilização e mobilização, de modo a reduzir o impacto deste fenómeno.
Desta feita, enfatizou estarem a munir os membros da administração local, líderes religiosos, autoridades tradicionais, funcionários de base das unidades hospitalares e da educação, para terem noções básicas do fenómeno e permitir uma análise atempada das tendências de desastres.
Por seu turno, o chefe de Departamento do Provincial do Ambiente, Tchingungo Contreiras, considerou fundamental a promoção de acções formativas que permitam aos técnicos melhorar as suas habilidades de monitoria e de actuação para redução do impacto de desastres nas comunidades.
Já o administrador municipal adjunto de Ombadja, Fernando Wandalica, enalteceu a importância do curso, face aos problemas de alterações climáticas que se regista na região, com graves consequências no seio das populações.
Pediu aos formandos a tirarem proveito dos conteúdos ministrados e colocarem em prática para que os munícipes estejam mais informados em matéria de acções climáticas.
O município de Ombadja conta com 394 mil e 964 habitantes, distribuídos pelas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala Yo Mungo. FI/LHE/SEC