Ndalatando - Estudantes e agricultores na província do Cuanza Norte defenderam, em Ndalatando, a utilização racional e sustentável dos recursos naturais, no sentido de se preservar o planeta e a vida de todos os seres que nela habitam.
Em declarações à ANGOP, a propósito do Dia Mundial da Terra, assinalado sábado (22), os interlocutores referiram que a acção “irresponsável” do homem sobre a Terra através da utilização dos seus recursos tem contribuição para a degradação da crosta terrestre, facto que tem provado aquecimento global com consequências graves para o próprio homem e outros seres vivos.
Para o estudante Florêncio Pedro, essa acção negativa do homem sobre a Terra tem provocado vários fenómenos, como sismos, ciclones, seca, cheias, entre outros que têm causado muitas vítimas mortais, feridos e doenças.
Exortou aos cidadãos que sejam mais responsáveis na conservação da Terra e utilização racional dos seus recursos, promovendo acções como a plantação de árvores para a protecção do oxigénio, limpeza dos rios, riachos, valas, assim como tratamento do lixo.
A estudante de Medicina, Cláudia de Fátima, defende maior cuidado e tratamento dos resíduos hospitalares para se evitar a contaminação da Terra com os componentes químicos com os quais são fabricados a maior parte dos meios utilizados nos hospitais.
Cláudia de Fátima espera que o Planeta Terra seja melhor lugar para todos viverem, através de uma gestão responsável dos seus recursos.
O camponês António Francisco, no município de Lucala, reprovou o corte indiscriminado de árvores para o fabrico de carvão e para a preparação da terra para agricultura.
Para ele, essa situação tem contribuído para a irregularidade da chuvas na região, com consequências na produção agrícola.
O ambientalista Seveni Salakiaku referiu que a data deve ser de reflexão e é uma oportunidade para alavancar projectos que visam a conservação da natureza.
Precisou que os homens devem diariamente fazer um esforço para exercer uma acção positiva sobre a Terra para que a mesma não seja degradada ou poluída e com isso contribuir para a longevidade e saúde humana.
A promoção de projectos sustentáveis de conservação da biodiversidade e conservação ecológica, de acordo com o ambientalista, deve-se afigurar como prioridade do governo e da sociedade para se acautelar fenómenos devastadores como os que se têm assistido nos últimos tempos, em todo mundo.
O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra é comemorado no dia 22 de Abril em todo o mundo.
A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.
Com aproximadamente 5 bilhões de anos e oito bilhões de habitantes, o planeta Terra é casa comum. Por esse motivo deve ser cuidado e preservado, assim como os seus recursos.
Os recursos naturais oferecidos pelo planeta Terra são finitos. A ONU recomenda que eles (recursos) sejam explorados de forma sustentável e o Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do planeta.
A data foi instituída pela ONU em 2009. EFM/IMA