Lubango - Um concurso da canção ecológica nas escolas, denominado “Eco-Artes”, com foco no reforço da educação e na sustentabilidade ambiental será lançado no Lubango, na Semana Nacional do Ambiente (26 a 31 do mês em curso), no quadro das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
A competição, que envolve escolas do ensino primário do município do Lubango, é promovida pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários e a Cooperativa Multissectorial Regional de Estudantes Universitários do Sul de Angola.
Ao fazer a apresentação do concurso hoje, quinta-feira, à ANGOP, a directora do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Tânia Dias dos Santos, afirmou que o Eco-Artes visa sensibilizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental, utilizando a música como um meio criativo e educativo.
Declarou que as festividades ganham um significado especial, ao unir a celebração da Independência de Angola à reflexão sobre as conquistas e os desafios no campo ambiental, essencial para o desenvolvimento sustentável do país.
Através do concurso, disse a fonte, pretende-se envolver a comunidade escolar em acções que promovam a consciencialização ambiental, reforçando a importância da educação nesse segmento na formação de cidadãos comprometidos com práticas sustentáveis.
Conforme a fonte, é um concurso destinado a crianças do ensino do ensino primário e cada instituição poderá inscrever um ou mais participantes, contando com o apoio dos professores, coordenadores das escolares, comissão de pais e encarregados de educação.
De entre os critérios de participação, Tânia dos Santos apontou que a canção deverá ser original, com letra composta pelos alunos, abordando temas relacionados à preservação ambiental, cuja duração deverá situar-se entre quatro a cinco minutos.
As letras, disse a directora, devem abordar a poluição, reciclagem, alterações climáticas, a preservação da biodiversidade, resíduos sólidos, entre outros relacionados com o ambiente, pelo que o uso de instrumentos musicais é facultativo no concurso.
Fez saber que o lançamento do concurso e início das candidaturas está previsto para segunda-feira, 27, sendo que apresentação das canções e classificação final, para 28 de Fevereiro próximo.
Reforçou haver já 30 escolas com convites para inscrição, das quais 10 são instituições de ensino privada, cuja ideia vai ser envolver o máximo de alunos nas questões ambientais, sem perder o foco do historial dos 50 anos de Independência Nacional, na vertente ambiental.
A Semana Nacional do Ambiente decorre sob o lema “Viver em harmonia com a natureza, um movimento global em defesa do nosso planeta e das gerações futuras”.
Para a Huíla, nas comemorações, para além do lançamento do concurso, conta a exibição de um filme “Por que chora o nosso planeta”, plantações de árvores, palestras e mesa redonda sobre viver em harmonia e preservação da natureza, assim como um fórum de saúde ambiental.
Trata-se de um evento que visa consciencializar a população sobre a importância da preservação e conservação dos recursos naturais. O Dia Nacional do Ambiente é comemorado a 31 de Janeiro, data instituída em 1976, no final da primeira Semana de Conservação da Natureza, realizada em Luanda.
Durante a Semana são realizadas campanhas de plantação de árvores, limpezas dos principais focos de resíduos e palestras de sensibilização da sociedade para um ambiente mais puro têm como objectivo determinar acções positivas de protecção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o meio. EM/MS