Cuito - O Governo da Província do Bié quer incluir as crianças que estão no sistema de ensino geral a pautarem por uma educação ambiental, tendo em conta a aposta do Executivo na protecção do ecossistema.
Para tal, o Gabinete do Ambiente, Resíduos Sólidos e Serviços Comunitários começou hoje, na cidade do Cuito, a auscultar os responsáveis das escolas do ensino geral, no âmbito da divulgação do Programa Educar para Reciclar, afecto ao Ministério do Ambiente.
De acordo com o chefe de departamento do referido gabinete, Fernando Satula, o processo de divulgação e auscultação, que vai decorrer em todos os municípios desta região, visa elevar o nível de conhecimento aos educandos sobre os cuidados que devem ter com o meio ambiente.
A ideia, segundo ele, é incluir os alunos no aproveitamento dos resíduos sólidos, separando o material reciclável, bem como a depositarem correctamente o lixo aos ecopontos ou nos contentores, com vista a manter a escola/município cada vez mais limpa e protegido.
Fernando Satula confirmou ser objectivo das autoridades implementar este programa após a auscultação, com previsão de se começar já com as escolas orçamentadas do II ciclo, enquanto as do I ciclo deverão ser apoiadas pelas administrações municipais e outros parceiros sociais.
Já os directores de instituições de ensino defenderam a introdução, no currículo escolar, da disciplina de educação ambiental, para facilitar, desde tenra idade, as crianças a estarem comprometidas com a conservação da biodiversidade.
Solicitaram ainda o aumento de contentores de lixo, quer no casco urbano quer nos bairros da cidade do Cuito, bem como haver eficiência na recolha e reciclagem de resíduos sólidos nesta região.
Pediram também a criação de aterros sanitários escolares e a recolha permanente de tais resíduos sólidos, com vista a evitar a queima e poluição ao meio ambiente.JEC/PLB