Luena - O Governo do Moxico aprovou um plano de acção para a biodiversidade da província, com vista a preservação da diversidade biológica nos próximos seis anos.
O plano, aprovado hoje, em sessão extraordinária, entra em vigor no I trimestre de 2025, e prevê a inclusão da conservação do ecossistema, promoção de pesquisas científicas, uso sustentável dos recursos e sensibilização das comunidades em matérias ambientais.
De acordo com o documento final da reunião, orientado pelo governador Ernesto Muangala, o plano alinha-se às metas globais da Convenção da diversidade biológica e ao Plano de Desenvolvimento Nacional.
Durante a reunião que reuniu os membros do Governo da província, foi igualmente aprovado os Estatutos Orgânicos da Casa de Cultura e do Complexo Histórico Monumento à Paz, instituições públicas voltadas à preservação e promoção da cultura nacional e da história da paz e reconciliação do país.
A província do Moxico possui uma extensão de 223 mil 23 quilómetros quadrados, com nove municípios, nomeadamente Alto Zambeze, Bundas, Camanongue, Cameia, Luacano, Luau, Leua, Luchazes e Moxico. ISAU/TC/YD