Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Deolinda Satula Vilarinho, apelou esta quinta-feira, a necessidade do reforço da educação ambiental nas comunidades, visando a conservação do meio ambiente.
Discursando na abertura do workshop sobre a “Preservação do meio ambiente”, a governante apelou a necessidade da elevação da consciência ambiental dos cidadãos, com vista a participarem na melhoria do saneamento básico.
“A Lunda-Norte tem um enorme desafio se tivermos em consideração os impactos ambientais provocados pela actividade mineira, queimadas e as questões relacionadas com o saneamento básico , que tem prejudicado a qualidade de vida dos cidadãos”, frisou .
Por isso, prosseguiu, é necessário que as empresas mineiras que operam na província assumam o compromisso de reverter a situação, criando programas ambientais sustentáveis, para se evitar a poluição dos rios e a degradação da fauna.
A província da Lunda-Norte foi criada a 4 de Julho de 1978, através do Decreto Presidencial nº 86/78, de 4 de Julho, como resultado da divisão da província da Lunda em duas circunscrições administrativas, ficando a outra com a designação de Lunda-Sul.HD