Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo busca soluções para recuperar o parque da Cameia

     Ambiente              
  • Moxico • Quinta, 09 Fevereiro de 2023 | 19h59
Parque Nacional da Cameia
Parque Nacional da Cameia
Laite Tito/ANGOP

Cameia – O governo da província do Moxico aponta a construção de infraestruturas de apoios como solução para a recuperação, gestão e fiscalização do parque nacional da Cameia, uma das maiores atrações turísticas da circunscrição.

Durante a primeira reunião ordinária do governo do Moxico, decorrido no município da Cameia, sob orientação do governador local, Ernesto Muangala, os membros mostraram-se preocupados com o actual cenário de “abandono” do parque, que tem estimulado o aumento da caça furtiva e a extinção de várias espécies de animais.

No final da reunião, o director do gabinete provincial do Ambiente do Moxico, Paulo Lumai, disse à imprensa,   que o parque não dispõe de nenhuma estrutura de apoio, condicionando a fiscalização do local.

Acrescentou que face à intensa presença de caçadores nacionais e estrangeiros, muitos animais estão a refugiar-se para outras regiões do país e na República da Zâmbia.

“O Ministério de tutela nomeou uma comissão para a gestão do parque, mas devido à falta de condições de apoio e de segurança pessoal, os técnicos que integravam a comissão,   recusaram-se a se instalar no local”, disse.

Defendeu a necessidade da implementação de um programa de reabilitação dos parques no país, para estimular o turismo e consequentemente a arrecadação de receitas.   

O parque nacional da Cameia conta com uma área de 14 mil e 450 quilómetros quadrados. Foi estabelecido em 1935 como reserva de caça, sendo que em 1957 foi elevado para categoria de parque.

A grande fauna do Parque Nacional da Cameia era constituída, principalmente, por palancas vermelhas, songue, nunce, leão, hiena malhada, leopardo e chita.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

FAS disponibiliza Kz 21 milhões para inclusão produtiva

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 18h47

FADA abre representação no Huambo  

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 18h24

CNJ reforça stock de sangue do Hospital Geral do Uíge

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 18h15

Kilamba Kiaxi intensifica reordenamento urbano

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 18h11

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+