Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador quer inclusão da educação ambiental nas escolas

     Ambiente              
  • Luanda • Quarta, 29 Janeiro de 2025 | 16h52
Governador provincial do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob
Governador provincial do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob
Claudio Neto-ANGOP

Catete - O governador da província do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, defendeu hoje, quarta-feira, em Catete, a necessidade da inclusão da educação ambiental nas escolas e universidades para maior abordagem sobre os perigos das alterações climáticas no meio ambiente.

O governante que falava na abertura do workshop sobre "Os desafios do ambiente", disse que a temática das alterações climáticas deve ser atuante nas escolas públicas, privadas e instituições do ensino superior, pela sua transversalidade e importância na vida da população.

"Não se deve relegar as questões do ambiente para o segundo plano, pós dela depende a qualidade da nossa vida", explicou o governador.

O evento foi promovido pela Fundação António Agostinho Neto (FAAN), no âmbito dos 50 anos da Independência Nacional, que se assinalam a 11 de Novembro do corrente ano.

Auzílio Jacob disse que esta acção ressalta a preocupação e importância que o patrono da Fundação, António Agostinho Neto dava às questões do clima, desde os primórdios da Independência Nacional.

Por seu turno, a presidente da FAAN, Maria Eugênia Neto, recordou que um ano após a independência, "Neto", orientou o seu pelouro para tratar de questões sobre a preservação do ambiente, daí que, em 31 de Janeiro de 1976 foi consagrado o dia Nacional do Ambiente.

"Foi sempre preocupação de Agostinho Neto, fruto do seu hábito de observador, ter as questões do ambiente como tema crucial durante a sua gestão do país, no pós independência", frisou a anciã, viúva do primeiro presidente de Angola, falecido em 1979.

O workshop decorreu sob os temas, entre outros, "Segurança alimentar em Angola: Um factor de soberania Nacional" e "As crianças e os desafios das alterações climáticas".

A 31 de Janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Ambiente, desde o ano de 1976.

A data foi instituída no culminar da realização do seminário sobre "A Semana da Conservação da Natureza", realizada na altura em Luanda, com o objectivo de consciencializar os diferentes sectores da sociedade, a adoptarem por modelos de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais.

Participaram do evento membros do governo provincial, entidades religiosas, política, académicos e efectivos das forças de defesa e segurança. A Fundação António Agostinho Neto (FAAN) foi fundada a 14 de Setembro de 2007, em Luanda, no então Palácio dos Congressos. CLAU/AJQ





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola e Filipinas perspectivam isenção mútua de vistos

 Terça, 11 Fevereiro de 2025 | 19h18

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+