Talatona- Os vencedores da I edição do prémio Sustentabilidade Ambiental foram galardoados, na noite desta terça-feira, em Luanda.
Nesta edição foram premiados os vencedores nas categorias Sociedade Civil, Agronegócio, Mídia Sustentável, Stardap sustentável e Responsabilidade Social Ambiental.
O acto criado por iniciativa das empresas Semente Viva e Lespambiente premiou, ainda, para a categoria Mídia Sustentável, a empresa Organização para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ODCR).
Na categoria de "Startup Sustentável "foi premiada a empresa Narisrec Resíduos Electrónicos e a categoria “ Sustentabilidade Ambiental Agraria foi para a empresa Jardim do Yoba., enquanto a Responsabilidade Social Ambiental coube a empresa Kora Angola.
Na ocasião, o director-geral da empresa Semente Viva, Pinto Fiel, referiu que o objectivo principal é tornar o prémio numa referência nacional para todas as instituições que promovem, de forma regular, a sustentabilidade ambiental.
O responsável disse que o intuito é homenagear todas as organizações, quer a titulo individual ou a nível colectivo, que têm desenvolvido acções que visam salvaguardar a questão da sustentabilidade ambiental em Angola.
O responsável adiantou que a sustentabilidade ambiental é um conjunto de práticas que consistem no uso consciente e racional dos recursos naturais, de forma a evitar a exploração destrutiva. "A sustentabilidade é um elemento chave na protecção e valorização do ambiente”, sublinhou.
Por sua vez, o Director executivo da Fundação Quissama, Vladimir Russo, explicou que é importante celebrar as victórias das organizações, bem como das pessoas que trabalham na defesa do ambiente em Angola.
Vladimir Russo afirmou que um dos propósitos é ainda juntar um conjunto de pessoas que têm feito trabalhos transformadores no país, não só do ponto de vista do ambiente, mas também da geração de empregos e na formação do capital humano.
"Este prémio simbólico vem abordar as questões ambientais sociais, económicas, direito, uma automática transversal" disse.
O Prémio Angolano de Sustentabilidade Ambiental, criado por iniciativa das empresas Semente Viva e Lespambiente, visa incentivar a exploração racional e sustentável dos recursos naturais, assim como consciencializar a sociedade sobre a importância de um ambiente cada vez mais limpo.
Para os criadores do prémio, é também uma forma de reconhecer os esforços das empresas do sector, em particular as que operam em território nacional e demonstram um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental.
Ao prémio estão aptas a candidatar-se todas as empresas e pessoas singulares, com grandes ou pequenas iniciativas, que promovam o bem-estar e protecção do ambiente sustentável.
O Prémio Angolano de Sustentabilidade Ambiental, apresentado inclui várias categorias com realce para as destinadas à Sociedade Civil, ao Agronegócio, à Media Sustentável, às Telecomunicações, à Banca e Seguros, assim como ao sector Mineiro e Ambiental.VS/MAG