Ondjiva - Um pomar comunitário com 30 plantas da espécie mangueira foi criado esta terça-feira, na povoação de Oipembe, arredores da cidade de Ondjiva, pelo gabinete do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários da província do Cunene.
O pomar instalado no espaço de um hectar, visa despertar e incentivar o envolvimento da comunidade no combate às alterações climáticas que causam efeitos negativos na região.
A iniciativa enquadra-se nas actividades comemorativas ao Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho), informou a directora do referido gabinete no Cunene, Eufrásia Wakussanga.
Em declarações à ANGOP, informou que o pomar com árvores frutíferas (mangueiras) estará aos cuidados da comunidade, para que as plantas cresçam saudáveis e produzam frutas para o consumo local.
Informou que a iniciativa se estenderá em todas povoações dos seis municípios, como forma de estimular a importância das árvores como património ambiental, que dão frutas, sombra e diminuem a temperatura.
Eufrásia Wakussanga orientou uma palestra sobre as consequências das queimadas e a responsabilização dos danos ambientais, com objectivo de despertar a população a evitar estas práticas.
Por seu turno, o administrador da povoação de Oipembe, Alfredo Ndimute, enalteceu a iniciativa do gabinete do Ambiente, prometendo cuidar do pomar comunitário.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e tem por objectivo consciencializar os cidadãos sobre a preservação dos recursos naturais. PEM/LHE/PA