Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Financiamento no topo dos desafios de conservação da biodiversidade

     Ambiente              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 20h36

Luanda – O financiamento para a conservação da biodiversidade dentro e fora das áreas de conservação do país, está no topo da lista dos desafios identificados pelo Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), informou à ANGOP, esta quinta-feira, o seu director, Miguel Xavier.

Falando depois de intervir sobre “Desafios de conservação da biodiversidade dentro e fora das áreas de conservação” na Conferência Internacional sobre a Biodiversidade e Áreas de Conservação (CIBAC), ressaltou que dos desafios constam ainda a logística, conflito homem animal, empoderamento das comunidades e desenvolver o ecoturismo

“Nós cobrimos áreas grandes que precisam fazer movimentar os fiscais, o crescimento populacional animal e a luta contra a caça furtiva desafiam-nos a encontrar medidas para conservação da biodiversidade”, acrescentou.    

Explicou que em termos de ecossistema protegem as espécies raras e ameaçadas e que a criação neste ano de três novas áreas de conservação no Morro do Moco, Florestas da Cumbira e Serra do Pingano, elevará de 13 para 16 por cento de área protegida no país.

Por sua vez, a directora nacional de Educação Ambiental (DNEA), Karélia Costa, que falou sobre “Educação ambiental como ferramenta essencial de conservação e preservação da biodiversidade", disse que esta se processa em três vertentes como formal e não formal.

Salientou ser através da educação ambiental que levam ao conhecimento da sociedade sobre o estado da biodiversidade, espécies ameaçadas e de como cada cidadão pode contribuir na preservação deste património natural.

Considerou a educação ambiental como uma ferramenta que serve para mudança de comportamento do cidadão, fazendo com que este seja doptado de conhecimento sobre ambiente e desde a base conheça a biodiversidade de Angola e como protege-la.

Frisou ser fundamental que o cidadão perceba que é necessário o engajamento na protecção da biodiversidade de Angola, para que este prevaleça e traga benefícios a todos residentes no país. SJ/SEC





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Chuva desaloja 500 famílias em Cazombo

 Sexta, 07 Fevereiro de 2025 | 18h09

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+