Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FGA disponibiliza USD sete milhões para projectos de gestão de terras

     Ambiente              
  • Huambo • Terça, 11 Maio de 2021 | 16h56
Preparação de área agrícola para cultivo
Preparação de área agrícola para cultivo
Joao Wassamba

Huambo - O Fundo Global do Ambiente (FGA) vai disponibilizar, este ano, sete milhões de Dólares americanos para a execução de dois projectos de gestão sustentável de terras em Angola, soube a ANGOP esta terça-feira.

Tratam-se dos projectos “Gestão Sustentável de Terras na Região Central de Angola” e de “Integração das Alterações Climáticas na Gestão Ambiental e Uso Sustentável da Terra”.

Ambos foram lançados hoje pelo ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Francisco Fortunato, que efectua uma jornada de trabalho  de três dias a província do Huambo.

Com prazo de execução de quatro anos, os projectos serão executados pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Para o projecto de Gestão Sustentável de Terras na Região Central de Angola, a ser implementado nas províncias do Huambo e de Benguela, com apoio técnico do Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), prevê-se investir 2,6 milhões de Dólares.

Depois de concluído, vai beneficiar mil e 500 pessoas de forma directa e mais de um milhão e 500 mil indirectamente, através de acções de regeneração de 14 mil hectares de terra, elaboração de 10 planos de gestão sustentável de terras e capacitação de 100 funcionários públicos para a mobilização de recursos.

Já o projecto “Integração das Alterações Climáticas na Gestão Ambiental e Uso Sustentável da Terra”, a ser implementado nas províncias de Cabinda, Cuando Cubango, Huambo e Namibe, assenta na promoção de práticas sustentáveis de gestão de terras nos quatro centros agro-ecológicos implementados nestas regiões do país.

Avaliado em 4,4 milhões de Dólares, o mesmo tem como objectivo introduzir técnicas de adaptação às alterações climáticas, boas práticas de gestão sustentável de terras e criação de condições necessárias para melhorar a resiliência dos meios de subsistência da população rural.

Prevê beneficiar 22 mil e 500 agricultores, através de 80 escolas de campo, que irão implementar as práticas em 15 mil hectares.

A propósito, o representante da FAO em Angola, Gherda Barreto, disse que a execução destes projectos constitui um desafio do seu organismo, que se compromete em ajudar o Governo angolano a consolidar as técnicas de adaptação e mitigação das alterações climáticas em Angola.

Considerou sólida a parceria entre a FAO e o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente na implementação de projectos, que têm vindo a mobilizar mais investimentos para que sejam investidos na concretização dos desafios ambientais, climáticos e desenvolvimento rural de Angola.

O ministro Jomo Fortunato elucidou que as duas acções estão inseridas do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) e de outras acções com foco na melhoria da abordagem de boa gestão no que se refere à sobrevivência humana, à luta contra a degradação de terra e ao ombate às alterações climáticas,

 Afirmou que as alterações climáticas têm trazido inúmeras consequências nos mais variados sectores do país, daí a importância destes projectos que, além de permitirem uma melhor gestão sustentável dos solos, vão melhorar a informação para a tomada de decisões.

Durante a visita, o ministro inteirou-se do estado actual das obras do Centro Cultural do Huambo, do funcionamento do Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climatéricas, da Casa Ecológica I e II e do Centro Agro-ecológico da Chipipa.

A sua agenda prevê, igualmente, o acto de lançamento do projecto de requalificação da Estufa fria e visita ao município da Caála.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+