EUA disponibilizam USD 7.5 milhões para biodiversidade no Cuando Cubango

     Ambiente           
  • Cuando Cubango     Sexta, 13 Janeiro De 2023    10h31  
Embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo Mushingi, trabalha no Cuando Cubango.
Embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo Mushingi, trabalha no Cuando Cubango.
Júlio Vilinga - ANGOP

Menongue – O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, Tulinabo Mushingi, anunciou, esta sexta-feira, no Cuando Cubango, que o seu governo tem disponível 7.5 milhões de dólares para investimentos em projectos ligados a biodiversidade.

O diplomata fez este anúncio na cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, no quadro de uma visita de trabalho de 24 horas, para constatar o andamento dos projectos desenvolvidos com o apoio do Governo americano nesta região, principalmente as acções de desminagem humanitária levadas a cabo pela ONG Halo Trust.

Em declarações à imprensa, o embaixador disse que o investimento vai ter em conta um novo projecto, no âmbito da Conservação Transfronteiriça Okavango-Zambeze, vulgo KAZA, e terá um financiamento na ordem de 7,5 milhões de dólares, para contribuir para o desenvolvimento sustentável do Cuando Cubango.

Para o efeito, informou que chegará ao Cuando Cubango, na próxima semana, uma equipa da Embaixada dos EUA para concertação com o governo local sobre o referido projecto, cujo financiamento já está aprovado pelo Presidente Joe Biden.

Tulinabo Mushingi anunciou que, para além do financiamento, está previsto o angariamento de mais de 10 milhões de dólares do sector privado norte-americano, para investir, não só na biodiversidade, mas, também, na criação de um ambiente onde as pessoas do Cuando Cubango possam continuar a trabalhar e a contribuir para o desenvolvimento da província.

Acções de desminagem

O Governo americano investiu, desde 1994 até ao momento, no processo de desminagem em Angola 150 milhões de dólares, com o Cuando Cubango a ser contemplado com este valor, por ser uma das mais minadas durante o conflito armado que assolou o país.

O diplomata disse que a visita cingiu-se em quatro pontos fundamentais, com destaque para o programa de desminagem, no qual o Governo americano é o maior doador internacional em Angola.

As acções de desminagem que estão a ser executadas pela ONG The Halo Trust, o Governo angolano investiu, por cinco anos, 60 milhões de dólares e o norte-americano quatro milhões de dólares, desde 2020.

Ao longo deste período, foram clarificados, na província do Cuando Cubango, mais de 163 campos antes minados, sendo 82 acções financiadas pelo Governo americano e 57 áreas em desminagem nos municípios do Cuito Cuanavale, Mavinga, Rivungo e Dirico, para além da identificação de outros 185 campos suspeitos de mina em toda a extensão da província.

Neste período,a ONG The Halo Trust procedeu à desminagem e destruição de 48 mil minas anti-pessoal e 25 mil 738 minas anti-tanque.

Investimento das companhias americanas em Angola

Tulinabo Mushingi explicou que a visita visou descobrir o Cuando Cubango, no quadro de uma missão diplomática que os EUA têm em Angola, naquilo que pode oferecer nesta cooperação, uma vez que o Governo americano conta com sete diferentes agências em funcionamento, que podem investir e fortalecer esta relação entre os povos americano e angolano.

Anunciou, na ocasião, um investimento de 189 pontes metálicas da companhia americana Acrobridge em Angola, em que parte das quais será para o Cuando Cubango, bem como de uma outra, denominada Sun Africa LLC, que trabalha na energia solar, com resultados já evidentes em Benguela.

Esta companhia, segundo o embaixador, sem precisar a data do início e os valores a investir, irá, igualmente, instalar o sistema fotovoltaico, para a produção de energia limpa e barata, em Benguela já está a beneficiar, desde 2022, com um total mil 500 consumidores.

O diplomata assegurou que as companhias que irão investir no Cuando Cubango poderão transferir a tecnologia, treinando os cidadãos locais como poderão montar as pontes metálicas, cujo financiamento já está a ser angariado nos EUA, a instalação a energia fotovoltaica, a criação de postos empregos, a transparência na execução dos projectos, bem como a utilização do material local para as pontes.   

Reiterou que são assuntos que foram discutidos com o Governo da província angolana do Cuando Cubango, para ver outras oportunidades de investimento que podem ser compartilhadas com as companhias americanas, no sentido de atraí-las para aquela região do país.

Por seu turno, o governador do Cuando Cubango, José Martins, considerou como satisfatório o investimento do Governo americano na região, com destaque para o sector de desminagem, para além do lançamento, ao longo do encontro mantido, das linhas de prioridades para que os empresários norte-americanos investissem naquela província.

Assim, o governante desafiou os empresários americanos a investir no agro-negócio, turismo, infra-estruturas e na exploração dos recursos minerais, tendo em conta as potencialidades que a província dispõe.

Igualmente reconheceu o trabalho da ONG The Halo Trust, mas que defendeu a necessidade de mais reforço nas brigadas, para que o processo ganhe maior celeridade, por um lado, e por outro, mais financiamento dos EUA para o programa de educação e sensibilidade das comunidades sobre o risco de minas, para evitar acidentes com minas ou engenhos não detonados.

José Martins admitiu que, com o financiamento no sector do ambiente, avanço significativo na implementação do projecto KAZA, porquanto irá abranger as comunidades e conservação e protecção do meio ambiente e, desta forma, alavancar o turismo.

O governador informou que no projecto KAZA estão identificados 150 campos minados, destes 20 estão a ser desminados, numa altura em que o Cuando Cubango existem sete brigadas de desminagem, das quais quatros das Forças Armadas Angolanas (FAA) que efectuam o processo no Cuito Cuanavale, Mavinga e na aldeia comunal do Licua.

O embaixador visitou hoje dois campos desminados pela ONG The Halo Trust, localizados na aldeia comunal do Cuelei, a 30 quilómetros a Oeste da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, onde, de 2019 a 2022, foram clarificados 116 mil 783 metros quadrados.   

Durante a sua estada no Cuando Cubango, o embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola e São Tomé e Príncipe, Tulinabo Mushingi, visitou o Memorial da Vitória à Batalha do Cuito Cuanavale e nesta sexta-feira, com o mesmo objectivo, desloca-se à província do Moxico.





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+