Menongue - Um milhão de dólares é o valor disponibilizado, este ano, pelo Governo americano, por intermédio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), para o projecto de biodiversidade no Cuando Cubango.
A informação foi prestada à imprensa, esta quarta-feira, em Menongue, pelo representante da ONG Development Worksho (DW) no Huambo, Amílcar Salumbo, no final de um seminário que serviu como lançamento do projecto Ecossistemas, Comunidades e Clima – Cubango/Okavango (ECCO), da USAID.
A fonte disse que o valor vai beneficiar 20 comunidades dos municípios de Menongue e do Cuchi, 10 cada, num projecto a ser executado em cinco anos, em estreita colaboração com o Governo do Cuando Cubango.
Explicou que o projecto vai incidir no sector da água, para envolver as comunidades na gestão das infra-estruturas existentes e reabilitados pelas respectivas administrações municipais, daí a necessidade de se trabalhar na organização e capacitação da população.
Segundo o responsável, a iniciativa tem como objectivo apoiar as comunidades do alto Cubango/Okavango, para melhorar, de forma sustentável os recursos naturais vitai, os seus meios de subsistência e o bem-estar.
Informou que visa apoiar os objectivos do Plano de Desenvolvimento Nacional através do apoio de cooperativas de pesca, agricultura e silvicultura e da criação de oportunidades de capacitação de mulheres, jovens e outras pessoas vulneráveis.
Disse estarem já preparadas todas as condições para começar se iniciciar com a sensibilização das comunidades, a constituição dos grupos de coordenação da água e a formação de técnicos das administrações municipais.
Amílcar Salumbo frisou que o Governo dos Estados Unidos da América continua a apoiar os esforços do Governo angolano no sentido de melhorar as condições de vida das comunidades, proteger os ecossistemas regionalmente significativos e globalmente únicos, para mitigar as alterações climáticas.
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional tem representações nas províncias de Cabinda, Luanda, Cunene, Bengo, Cuanza-Sul, Humano, Bié e Huíla. LMZ/ALK/FF/PLB