Cuito – O encontro metodológico do sector do Ambiente na província do Bié, aberto sexta-feira, (24/01), encerrou hoje, sábado, com a realização de uma campanha de arborização, em que foram plantadas 40 mudas de acácias.
As plantas foram colocadas no perímetro das bombas de combustível da Pumangol, arredores desta cidade, no quadro do reforço das políticas de revitalização dos espaços verdes do casco urbano e zonas peri-urbanas, de modo a garantir uma maior protecção do meio ambiente.
Esta actividade, uma iniciativa do Gabinete do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Governo do Bié, marcou o acto provincial antecipado das comemorações do Dia Nacional do Ambiente, a assinalar-se a 31 do mês em curso.
O certame contou com a participação dos membros do Governo, académicos e associações parceiras.
Os participantes abordaram diversas temáticas ambientais, como “Alinhando práticas e construindo novos caminhos”, “Desafios ambientais no contexto global”, “metodologias activas para a educação ambiental e estratégias de mitigação”, “Gestão de resíduos e consumo consciente” e “Desenvolvimento de projecto sustentáveis em escolas e comunidades”.
O 31 de Janeiro foi instituído como Dia Nacional do Ambiente há 47 anos, resultado da “Semana da Conservação da Natureza”, realizada em Luanda, em 1976, da qual participaram representantes de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Neste ano, as comemorações da efeméride, que tem como objectivo alertar e sensibilizar as forças vivas da sociedade para a necessidade de protecção do ambiente, decorrem sob o lema “Viver em harmonia com a natureza, um movimento global em defesa do planeta e das gerações futuras”. VKY/PLB