Luanda – A fase de entrega de candidaturas para o prémio Earthshot, referente a edição 2025, termina no dia 4 de Dezembro do corrente ano.
O prémio Earthshot é uma iniciativa ambiental global que visa descobrir, acelerar e ampliar soluções inovadoras para regenerar o planeta. Foi criado pelo Príncipe William, em parceria com a organização The Royal Foundation do Reino Unido, em 2020.
Segundo uma nota de imprensa, a que a ANGOP teve hoje acesso, podem concorrer indivíduos, comunidades, empresas ou organizações de África e ou de outros continentes.
Os candidatos devem apresentar ideias e tecnologias inovadoras que aceleram a transição para um futuro sustentável.
O prémio tem como objectivo identificar e apoiar soluções inovadoras em áreas como protecção e restauração da natureza, reavivamento dos oceanos, reparação do clima, entre outras.
As soluções submetidas devem ser impactantes, inspiradoras e inclusivas para o prémio que afigura-se como um farol de esperança no combate à crise climática, por estar focado em identificar soluções ambientais eficazes para atingir o objectivo de proteger e restaurar o planeta até 2030.
A edição 2024, realizada na África do Sul, teve um record de nomeações e duas mil candidaturas provenientes de 139 países.
Na edição passada, cada vencedor recebeu um prémio de 1 milhão de libras esterlinas para expandir o impacto das suas iniciativas.
O prémio tem como missão catalisar mudanças significativas e criar um futuro sustentável, onde o clima, às comunidades, os oceanos e a biodiversidade prosperam em harmonia até 2030. AMC/OHA