Ondjiva - A Federação Luterana Mundial na província do Cunene está a trabalhar na consciencialização e educação ambiental das comunidades rurais da Cahama, Ombadja, Cuvelai, Cuanhama e Namacunde.
A informação foi prestada esta terça-feira à ANGOP pelo coordenador de projectos da federação Luterana Mundial, Benny Fulayi, realçando que o programa, a ser desenvolvido em 10 meses, visa consciencializar os munícipes sobre as boas práticas do saneamento e do ambiente.
O projecto, lançado no mês de Novembro, enquadra-se na componente de formação de ambiente e resiliência das mudanças climáticas, financiada pela Igreja Evangélica Alemã.
Enquadrado no Projecto de Apoio a Resiliência para Mitigação dos Efeitos da Seca, o programa tem co-financiamento do FRESAN e conta com o envolvimento das autoridades tradicionais.
Com o valor global de 460 mil euros, o financiamento “pão com o mundo” destina-se a projectos ligados à água, agricultura, negócio, formação ambiental e resiliência às mudanças climáticas e alfabetização.
Benny Fulayi esclareceu que na vertente do saneamento básico e higiene estão a trabalhar com a população sobre as técnicas de construção de latrinas com material local, de modo a ganhar experiência e reduzir a defecação ao ar livre.
Os beneficiários do projecto, disse, vão aprender as boas práticas de promoção de campanhas, para manter a higiene nos pontos de água (cisternas calçadão, chafariz, chimpacas e sonda de água) das zonas rurais.
Na vertente de protecção do meio ambiente serão promovidas sessões de educação ambiental, para melhorar a gestão florestal e a reposição das plantas devastadas.
O coordenador de projectos da federação Luterana Mundial disse que o objectivo é incentivar as pessoas a plantarem árvores nos quintais e sensibilizá-las a reduzir o desmatamento.
Fundada em 1947, na Suécia, a Federação Luterana Mundial (FLM,Lutheran World Federation) é uma entidade que une várias igrejas de afiliação luterana a nível de 75 países do mundo.