Lubango – Os moradores do bairro “Comandante Cowboy”, arredores do Lubango, província da Huíla, uniram-se para uma campanha de limpeza, que deu início a um programa que visa tornar a zona num modelo de preservação do Meio Ambiente pela comunidade.
Acção da iniciativa da ONG “Minuto Verde - Quercus Angola”, decorreu no fim-de-semana e teve como objectivo remover resíduos e revitalizar a área, promovendo um ambiente mais saudável para a população local, segundo o coordenador provincial da organização, Marinheiro Duarte.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o responsável realçou que a actividade é parte de um compromisso contínuo da organização com a preservação e protecção do Meio Ambiente, bem como a saúde das comunidades.
Destacou que campanha de limpeza que durou quatro hora foi antecedida de uma palestra de sensibilização sobre como deve ser feita a gestão de resíduos sólidos, visto que o bairro em referência como tantos outros do município do Lubango, enfrentam desafios relacionados à poluição e acúmulos de lixo.
A situação afecta negativamente à saúde pública e o ecossistema local, mas acredita que com essa acção começa-se a conscientizar cada morador sobre a importância da sustentabilidade e o cuidado com os espaços naturais.
A organização, com sede em Luanda, foi criada em 2022 e está na Huíla está desde o primeiro trimestre do ano em curso, cujo foco é o ambiente. BP/MS