Nairóbi ( da enviada especial) - A primeira Cimeira Africana do Clima, e a Semana Africana do Clima abrem hoje, segunda-feira, em Nairóbi, Quénia, com a plenária do segmento ministerial.
Esta plenária antecede a abertura de cerimónia de alto nível da Cimeira Africana sobre o Clima, a decorrer esta terça-feira, dia em que a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, já em Nairóbi, vai juntar-se a outros chefes de Estado e de Governo e de representantes da União Africana (UA).
Na plenária de abertura do segmento ministerial, que decorre no Centro Internacional de Convenções Kenyatta (KICC sigla em inglês), Angola participa com uma delegação multisectorial, incluindo representante junto dos Escritórios das Nações em Nairóbi, na União Africana e na UNECA- Comissão Económica das Nações Unidas para África.
O conjunto vai discutir, entre outras, questões relacionadas com a expansão do financiamento climático de elevado impacto em África, no quadro dos mercados de carbono para o Hemisfério Sul, as oportunidades de investimento para a transformação dos sistemas alimentares do continente, tendo em conta o potencial de continente berço em termos de minerais, produção e comércio.
De acordo com a agenda, os ministros vão também abordar a aceleração dos investimentos no sector das águas resilientes às alterações climáticas, um dossier que poderá conduzir a pactos de investimento para a adaptação ao clima.
O sistema de aviso prévio, no âmbito do clima, paz, segurança e mobilidade faz parte, de igual modo, da agenda da plenária ministerial deste dia.
O diagnóstico interferacional com a juventude em África, também consta na agenda das prioridades.
Sob o lema “ Impulsionando o crescimento verde e soluções de financiamento climático para África e o mundo”, o Fórum também vai centrar-se na apresentação de soluções inovadoras de crescimento verde e de financiamento do clima em África e no mundo.
Para o efeito, juntam-se ao colectivo representantes do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e do Banco Mundial (BM), parceiros regionais e globais desta Cimeira, respectivamente.NE/VM