Saurimo – O chefe de Departamento de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Sociedade Mineira de Catoca, Sílvio Alfredo, destacou, esta quinta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), a necessidade de se promover uma reflexão em torno da sustentabilidade ambiental em todas as vertentes.
Falando na abertura do workshop sobre “Semana da consciencialização do meio ambiente”, dirigido a alunos, docentes e singulares, o ambientalista disse ser necessário a disseminação das campanhas de educação e sensibilização ambiental nas comunidades, no sentido de despertar a importância da protecção do planeta terra.
De acordo com o responsável, os professores e os agentes ambientalistas devem ser os principais mentores de educar a sociedade sobre a importância da conservação do ambiente, instituindo-os a serem membros activos com práticas que concorram para a sustentabilidade do ambiente.
Destacou a importância da formação para o desenvolvimento da sociedade diante das alterações globais produzidas pelas actividades humanas.
“A crise ambiental agravou-se, produzindo mudanças indesejáveis, tais como alterações climáticas, destruição do habitat natural existente da biodiversidade, poluição e escassez de água", reforçou.
Sílvio Alfredo apontou a exploração sustentável dos recursos florestais como um imperativo ético e institucional para a preservação do planeta, tendo chamado a atenção das famílias, autoridades tradicionais, empresas, e não só, para a necessidade do equilíbrio ecológico.
Sublinhou que Catoca tem sido um grande parceiro do Governo local em matérias sobre ambientes, daí que, cuidar dela é responsabilidade de todos, para sua máxima preservação.
O workshop tem como objectivo consciencializar alunos, estudantes, docentes e população em geral sobre a importância da conservação da natureza.
O evento, que está a ser promovido pela Sociedade Mineira de Catoca, decorre no auditório do Instituto Superior Politécnico da Lunda Sul, que durante três dias, os participantes vão abordar temas ligados à “Conservação da natureza”, “Sobrevivência humana”.
Igualmente a “Importância da monitorização da água na mineração”, e o “Desenvolvimento sustentável na mineração”. QB/JW/VIC