Luanda – Empresários angolanos participantes da 44ª edição da Feira Internacional do Turismo, decorrido de 23 a 26 do corrente, na República da Sérvia, propuseram vários acordos para maior intercâmbio turístico entre os dois países, soube este domingo a ANGOP.
Entre as propostas, consta a possibilidade de se abrir uma agência de turismo especializada na divulgação das potencialidades turísticas em Angola, abertura de uma casa da cultura de Angola naquele país e um restaurante angolano, para a divulgação da sua gastronomia.
Segundo a organização do certame, entre os seis países africanos participantes, o estande de Angola foi dos mais visitados, sobretudo por causa das ilustrações exóticas expostas, desde o deserto do Namibe, os encantos naturais da Tundavala, Quedas de Kalandula, Rápidos do Kwanza, as praias, florestas densas, bem como a gastronomia.
A Embaixada de Angola na República de Sérvia colocou à disposição um cartaz para esclarecer as várias inquietações sobre a obtenção do visto para viagens.
A delegação angolana, chefiada pela Direcção de Cooperação Internacional, do Ministério das Relações Exteriores, contou com a integração de agentes de viagens e promotores turísticos, tais como INFOTUR, DIZER.TU, IMAGINE GROUP e HOTEIS ANGOLA.
De acordo com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Sérvia, Massunga Henriques, a participação de Angola nesta feira objectivou divulgar o potencial turístico do país, visando o aumento do número de visitantes que escolhem Angola como um bom lugar para lazer.
Nesta Feira Internacional de Belgrado participam importantes agências de viagens, associações e organizações, hotéis, centros turísticos, companhias aéreas e operadores turísticos internacionais que apresentam as suas potencialidades.
Angola e Sérvia têm relações profícuas, tendo no dia 28 de Março de 2022 assinado vários acordos entre ambos, com destaque para o Memorando de Entendimento sobre a aproximação das Câmaras de Comércio e Indústria dos dois Estados, chancelado pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola, Vicente Francisco Soares e pelo homólogo sérvio, Marko Cadez.
Os esforços desenvolvidos entre os dois países visam a aproximação dos interesses comuns e espelham a vontade das partes em alavancar as relações bilaterais, perspectivando a implementação dos Acordos que garantam vantagens recíprocas.
Em Novembro de 2022, cinco empresas angolanas do ramo da exploração, exportação e transformação de madeira, entre as quais, a ENDUMAD e SODOFIL, LDA, representaram o país, na 58ª Feira Internacional de Móveis, Equipamentos e Decoração de Interiores, na cidade de Belgrado, capital da República da Sérvia.
A participação no evento objectivou, a promoção e captação de investimentos para o país com a divulgação, no exterior, do potencial económico que o sector apresenta. AJQ