Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola quer alinhar-se às práticas ambientais internacionais

     Ambiente              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 18h06
Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho
Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, informou esta quinta-feira, em Luanda, que o Governo está a trabalhar para se alinhar às melhores práticas ambientais internacionais.

Ao falar na cerimónia de abertura da Conferência Internacional sobre a Biodiversidade e Áreas de Conservação (CIBAC), acrescentou que para tal, estão a consolidar as práticas de gestão e a conservação ambiental como pilares do desenvolvimento sustentável.

Salientou que Angola é privilegiada pela sua biodiversidade, os ecossistemas que compõem o território são belos, vastos e diversos e que essa riqueza atribuiu uma grande responsabilidade a todos.

Apontou Angola  como o país com o maior número de biomas em África e o segundo maior número de eco-regiões depois da África do sul, cuja biodiversidade se deve à combinação de vários factores como a vasta dimensão do território, posição geográfica e variação em altitude.

Segundo a governante, a resultante diversificação climática, combinada com a igual variedade geológica dos solos, contribuem para formação de zonas bioclimáticas que compreendem, desde as densas florestas tropicais até a ausência de vegetação no deserto.

Explicou que, em parceria com a UNESCO, estão a ser dados passos para a conservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável,  com a criação da primeira reserva da biosfera, no Parque Nacional da Quiçama.

Lembrou o lançamento, recentemente, do projecto “A maleta da acção climática e a formação de formadores”, que compreende um kit de educação ambiental para professores, ferramenta para o ensino primário na disseminação de temáticas das alterações climáticas nas disciplinas de Matemática, Estudo do Meio e Língua Portuguesa.

Falou também da conclusão, com êxito esta semana, da formação de fiscais da reserva integral do Luando, que visa melhorar a protecção da Palanca Negra Gigante, bem como validar a Estratégia e Plano de Acção Nacional da Biodiversidade.

Para a ministra Ana Paula de Carvalho, a conferência não pode ser apenas um encontro, mas um momento para inspirar e prosseguirem juntos na preservação e promoção de Angola, assim como assegurar que as futuras gerações herdam um país rico em biodiversidade e oportunidades.      

A decorrer até sexta-feira sob o lema “Preservar hoje para garantir e equilíbrio da vida do amanhã”, com questões pertinentes sobre a conservação da biodiversidade, o evento realiza-se no âmbito da celebração dos 50 anos da independência nacional. SJ/SEC





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+