Luanda – Uma delegação angolana participa, desde quinta-feira, na cidade de Brasília (Brasil), da reunião técnica do G20 sobre o clima que aborda, entre outros temas, a mobilização de recursos e as mudanças climáticas.
Na reunião que aprecia ainda os planos de transição dos países, suas externalidades associadas, percepção de riscos e fluxos financeiros, a delegação angolana é orientada pela secretária de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Francisco Coelho.
O plano de trabalho da força tarefa e o papel dos bancos de desenvolvimento serão também analisados no evento, com duração de dois dias.
A Força Tarefa do Clima tem a ambição de garantir a coerência e dar um perfil mais alto ao trabalho relacionado ao clima.
O G20 ou Grupo dos 20 é um fórum de cooperação económica internacional que surgiu em 1999 e reúne as principais economias desenvolvidas e subdesenvolvidas do mundo. O mesmo é formado por 19 países e pela União Europeia.
O G20 tem como objectivo o fortalecimento da economia internacional e a discussão de temas fundamentais para o desenvolvimento socioeconómico global, como comércio internacional, agricultura, fontes de energia e meio ambiente. As suas reuniões têm frequência anual.
O Brasil detém a presidência rotativa do grupo até 30 de Novembro de 2024. O seu mandato iniciou no dia 1 de Dezembro de 2023. OHA