Doha – A perspectiva de cooperação entre Angola e o Qatar no combate à desertificação foi o ponto alto de um encontro, realizado este domingo, entre a ministra angolana do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, e o seu homólogo Abdullah Al Subaie.
No encontro, que precedeu a cerimónia da celebração do Dia Nacional de Angola na Expo Doha, a ministra manifestou a pretensão do Governo angolano contar com o apoio do Qatar na mitigação dos avanços da desertificação, dada a experiência deste país neste domínio.
Em declarações à imprensa no final do encontro, a governante disse que falaram sobre a biodiversidade em Angola, das áreas de conservação, das áreas húmidas, das alterações climáticas e da qualidade do ar, dos solos e da água.
Acrescentou que Angola quer trocar experiência com o Qatar, porque este país fez um progresso bastante positivo nessas áreas.
Frisou que este país manifestou a sua disponibilidade em cooperar com Angola.
O ministro Abdullah Al Subaie não prestou declarações à imprensa.
Relativamente ao Dia de Angola na Expo, a ministra, que representou no evento o Presidente da República, João Lourenço, congratulou-se com a organização do certame, tendo considerado exitosa a participação do país nesta exposição horticultural.
“Estamos num pavilhão excelente, muito bem trabalhado, apresentando vários aspectos da nossa rica fauna, flora, biodiversidade, áreas de conservação”, referiu.
Por seu turno, o embaixador de Angola no Qatar, António Ramos da Cruz, que assistiu ao encontro, disse que o mesmo abre “óptimas perspectivas” de cooperação no domínio ambiental.
Enalteceu a forma como foi celebrado o Dia de Angola na Expo, realçando o facto de o evento coincidir com o aniversário do início da luta armada de libertação nacional (4 de Fevereiro) e contar com a presença de centenas de pessoas.
“Tivemos a oportunidade de mostrar as nossas potencialidades agrícolas através do nosso pavilhão e o que estamos a fazer do ponto de vista da biodiversidade e da desertificação”, sublinhou.
De acordo com o embaixador, o programa do Dia de Angola prossegue durante a semana com palestras de professores universitários nacionais e visitas aos institutos de investigação climática e agrícola.
A Expo 2023 Doha, orçada em mil milhões de euros, segundo fonte qatari, foi aberta em Outubro de 2023 e termina a 28 de Março deste ano. Mais de cem países participam no evento.
Angola inaugurou o seu pavilhão no dia 14 de Novembro de 2023. OHA