Luanda – Uma delegação do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, trabalhou, no princípio do corrente mês em Espanha, onde interagiu e adquiriu experiências sobre a implementação de estratégias e aproveitamento do potencial energético dos resíduos sólidos urbanos e do modelo de sistema de gestão de resíduos intermunicipal do país.
De acordo com uma nota de imprensa, chegada esta sexta-feira à ANGOP, o encontro teve como propósito avaliar o modo de funcionamento de algumas unidades de processamento de resíduos sólidos urbanos de San Sebastian, em Bilbao.
A nota sublinha que em comunicado final sobre a visita, foram passadas recomendações directas para que o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente encontre formas de viabilizar a aquisição de duas unidades de processamento de resíduos, baseado nas tecnologias utilizadas em Espanha, para numa primeira fase produzir energia eléctrica e separar os demais resíduos para posterior comercialização.
A delegação chefiada pela PCA da Agência Nacional de Resíduos, Nelma Caetano, ao Reino de Espanha, visou à unidade de processamento de plásticos, vocacionado no aproveitamento garrafas plásticas, denominada EKO RECI W, à Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerida pelo consórcio de resíduos de Gipuzkoa (GHK) que atende 90 municípios que abarcam cerca de 740 mil habitantes.
Esta última unidade processa em média 200 mil toneladas/ano, sendo 16 mil e 700 toneladas/mês e 556 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos.