Luanda – As iniciativas de Angola no domínio da meteorogia foram apresentadas no Congresso Internacional sobre o assunto, que decorre em Genebra, Suiça, de 22 de Maio a 2 de Junho.
O plano foi apresentado pelo director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), João Afonso, que representa o país no certame.
Na ocasião, sublinhando que Angola continua a implementar as orientações metodológicas emanadas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), destacando uma visita efectuada há dias a Angola por uma equipa da OMM, que procedeu à avaliação das estações de superfície instaladas recentemente, incluindo o treinamento de técnicos angolanos.
O Congresso Mundial de Meteorologia, que ocorre a cada quatro anos, conta este ano com a presença de representantes dos 193 países-membros, de diversas agências das Nações Unidas e dos departamentos de meteorologia dos países envolvidos.
De acordo com a OMM, o evento vai equacionar a estratégia visando atender as necessidades de uma população global em crescimento e, ao mesmo tempo, lidar com a mudança e a variação do clima, com as condições climáticas extremas e seus impactos socioeconómicos.
O congresso está igualmente a discutir a aceleração e a ampliação de acções que visam garantir que, os serviços de aviso meteorológico consigam prover uma cobertura mundial, até o final de 2027, no intuito de combater as mudanças meteorológicas e climáticas cada vez mais extremas e perigosas.
Espera-se que venha a ser aprovado, no decurso do evento, o Plano Estratégico 2024-2027 da Organização Meteorológica Mundial, que terá como objectivo garantir que todos os países possam lidar melhor com incidentes extremos e ambientais até 2030. VS/ART