Luanda - Angola está a preparar a sua Estratégia Nacional da Biodiversidade 2025/2030, como um dos principais documentos a apresentar durante a 16.ª Conferência das Partes (COP 16), que terá lugar em Outubro próximo, na Colômbia.
A 16.ª edição da Conferência sobre Biodiversidade mais importante do mundo, a COP da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CBD), será realizada em Cali, na Colômbia, de 21 de Outubro a 1 de Novembro de 2024.
Em declarações ao Jornal de Angola, a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, salientou que a Estratégia Nacional da Biodiversidade e o Plano de Acção comporta uma abordagem abrangente, tendo em conta a importância e a transversalidade da mesma, enquanto um importante documento que representa o compromisso de Angola para o alcance da Visão do Quadro Global da Biodiversidade, estabelecida no âmbito da Convenção sobre a Biodiversidade (CBD).
Para a governante, a elaboração da Estratégia Nacional da Biodiversidade 2025/2030 e o plano de Acção representam um marco significativo na vontade de Angola em atingir a visão do Quadro Global da Biodiversidade de Kunming Montreal sobre a Biodiversidade (CBD), que é proteger 30 por cento do território e restaurar os ecossistemas degradados.
Durante a COP 16, especialistas de vários sectores, ligados directa e indirectamente, ao sector do ambiente apresentaram as contribuições para a elaboração da nova estratégia com vista na melhoria da protecção e conservação da biodiversidade em Angola.
A Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (conhecida como COP 16) será realizada com o lema "Paz com a Natureza” com o objectivo de criar uma reflexão para melhorar a relação com o meio ambiente e repensar um modelo económico que não a poluição da natureza.
A COP ou Conferência das Partes é o espaço de discussão e negociação mais importante da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD), onde os países debatem questões relacionadas à conservação da diversidade biológica, ao uso sustentável dos componentes e à distribuição justa e equitativa dos benefícios decorrentes da utilização dos recursos genéticos.
A COP 16 é a primeira após a adopção do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, que ocorreu durante a COP 15 em Dezembro de 2022. O acordo funciona como um plano de acção para que os 196 países signatários da Convenção, incluindo Angola, tomem medidas em nível nacional para reverter a perda da biodiversidade até 2030. JAM/PA