Uíge - O Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Uíge vai lançar, no dia 31 deste mês, um programa de repovoamento florestal, com a previsão de plantar anualmente oito mil árvores de várias espécies.
Com a duração de quatro anos, a iniciativa, que conta com a participação de associações juvenis, igrejas e do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), será implementada nos municípios de Maquela do Zombo, Milunga, Ambuila e Quitexe.
Em entrevista à ANGOP a propósito do Dia Nacional do Ambiente, celebrado a 31 de Janeiro, o director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, José Teca, justificou que foram priorizados aqueles municípios por serem zonas de exploração de madeira na região.
Além da plantação de árvores ornamentais, o responsável disse que o programa conta igualmente com o plantio de espécies fruteiras.
Para a conservação de espécies animais e vegetais na região, adiantou que serão realizadas várias acções formativas e campanhas de sensibilização à população sobre a importância da conservação do meio ambiente.
Sete mil árvores diversas espécies, das 10 mil previstas, foram plantadas, durante os anos de 2021 e 2022, na província do Uíge.