Mbanza Kongo – Vinte e dois agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província do Zaire, concluíram, esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, uma acção formativa sobre os crimes contra a vida selvagem.
Durante três dias, os participantes provenientes dos seis municípios da região, abordaram matérias relacionadas com as técnicas de investigação, manipulação de provas, análise jurídica, papel da procuradoria da República e dos tribunais na acusação e julgamento dos infractores, entre outros temas.
O evento é uma promoção da Organização-Não Governamental (ONG) Associação de Conservação e Protecção Consciente (ACPC).
Em declarações à ANGOP, o auxiliar desta associação, Zeferino Mateus, frisou que a iniciativa demonstra, de forma inequívoca, o compromisso colectivo partilhado na contenção do património natural do país e na preservação da biodiversidade para o bem-estar das comunidades.
De acordo com o responsável, o encontrou visou, também, trocar experiências e criar uma rede sólida de profissionais dedicados à protecção da vida selvagem nacional, bem como combater o tráfico ilícito de espécies protegidas.
Por sua vez, o formador Nuno Miguel disse que um dos objectivos deste workshop foi de fazer entender as pessoas sobre as consequências da acção humana contra o mundo animal e vegetal, onde se destacam a caça furtiva e o abate indiscriminado de vegetais em vias de extinção.
Apontou o pinguim do cabo, a hiena castanha e o rinoceronte preto como as espécies já extintas ao nível do solo angolano, ao passo que o hipopótamo, leão, elefantes, a onça, girafa, palanca negra e gorila, bem como a planta welwitchia mirabilis entre as espécies da fauna e flora em via de extinção.
Para o formador, a protecção da vida selvagem tornou-se, nos dias que correm, uma agenda mundial, e Angola adequa-se à legislação global o que fez com que o Executivo angolano actualizasse o Código Penal sobre a temática.
Participaram ainda do workshop, funcionários do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários. DA/JL