Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Agência Nacional de Resíduos aposta na reciclagem do lixo  

     Ambiente              
  • Luanda • Domingo, 16 Maio de 2021 | 08h55
Nelma Lígia Almeida da Silva Caetano,  PCA da Agência Nacional de Resíduos - ANR
Nelma Lígia Almeida da Silva Caetano, PCA da Agência Nacional de Resíduos - ANR
Gaspar dos Santos

Luanda – A Agência Nacional de Resíduos (ANR) está a desenvolver um projecto de formação de catadores de lixo, para a valorização dos resíduos sólidos através da reciclagem e da organização e formalização da actividade em Angola.

A presidente do Conselho de Administração da ANR, Nelma Caetano, anunciou o facto à imprensa, em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem, a assinalar-se a 17 de Maio, tendo frisando que estão a ser identificados e formados catadores de lixo em gestão de resíduos, educação ambiental, higiene e segurança no trabalho.

Para a concretização do projecto, a ANR socorre-se do memorando assinado em Fevereiro deste ano com o Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional (INEFOP). 

Conforme a responsável, o projecto começou na província do Huambo, com a formação de um número considerável de catadores de lixo.

“A medida que vamos identificando os catadores de lixo, quando for possível constituir uma turma formamos e se tivermos um número considerável de formandos, transformamos a turma em cooperativa”, referiu.

Após a formação, atribuem-se certificados e, em paralelo com o INEFOP, no âmbito do Plano de Acção de Promoção da Empregabilidade, promove-se a concessão de créditos, para  auxiliar na formação de cooperativas.

Nelma Caetano avançou que, numa primeira fase, foram atribuídos kits de higiene e segurança no trabalho e neste momento estão a ser encaminhados para a formalização dessa actividade, com a criação de cooperativa.

Em relação ao acondicionamento dos resíduos, Nelma Caetano afirmou ser uma preocupação, uma vez que não se tem observado o processo de separação do material reciclável do orgânico, durante a sua deposição nos contentores.

Esse facto, segundo a fonte, tem causado inúmeros constrangimentos no aproveitamento desses resíduos, pois as próprias indústrias de reciclagem têm custos elevados por causa do processo separação.

Associada a está situação, a falta de cumprimento da legislação em vigor sobre as políticas de gestão dos resíduos tem preocupado a ANR, uma vez que as entidades públicas e privadas que produzem resíduos não contratam operadoras vocacionadas para o efeito.

“Os armazéns, lojas e outras instalações não estabeleceram um contrato com as operadoras de gestão de resíduos, o que é obrigado por lei”, referiu.

Nelma Caetano apontou ainda que a maior parte da produção de resíduos reciclável na província de Luanda é óleo de natureza vegetal, que provêm das cozinhas doméstica e restaurantes.

Mensalmente, três cooperativas que se dedicam à reciclagem deste produto, nomeadamente a Associação de Mulheres Ambientalistas, Cooperativa Barra de Sabão e Lox Recicla, recolhem cerca de 28 mil litros de óleo que dão origem a 62 mil barras de sabão produzidos artesanalmente.

A responsável avançou que o país conta com 148 empresas de gestão de resíduos e 49 que se dedicam a reciclagem de lixo.

Relativamente ao concurso público para adjudicação da gestão do aterro sanitário dos Mulenvos, a PCA da ANR referiu que está a ser coordenado pelo Ministério da Economia e Planeamento e prevê transforma-lo num centro de valorização dos resíduos, para que se possa aproveitar o material reciclável.

O Dia Internacional da Reciclagem  foi instituído pela UNESCO  e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correcto do lixo.





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+