Caála - Trezentos e 50 árvores diversas foram plantadas, esta sexta-feira, no município da Caála, no quadro da campanha de arborização da organização não-governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), soube a ANGOP.
Trata-se das espécies acácias rubras, eucalipto, cedro e pinheiro, plantadas na cidade da Caála e nos arredores das vilas comunais da Calenga, Catata e Cuima, numa contribuição para a defesa do ambiente e o embelezamento urbano.
ADPP fornece, regularmente, árvores para o repovoamento florestal, ornamentação e frutíferas.
Na ocasião, chefe de secção do saneamento básico da Administração municipal da Caála, Matias Camuculo, disse que os voluntários da ADPP plantaram as árvores ornamentais (acácias rubras) nas principais ruas e avenidas da cidade do Huambo, enquanto as de cedro, eucalipto e o pinheiro, foram disponibilizadas para as comunas do Calenga, Catata e Cuima, no quadro do repovoamento florestal.
Adiantou que a administração local pretende envolver a população nos programas ecológicos, com foco na preservação do ambiente, de forma a evitar os desequilíbrios e, ao mesmo tempo, prevenir a urbe e a população das catástrofes naturais nas comunidades.
Em 2021, tinham sido plantadas 600 árvores no município da Caála, situado a 23 quilómetros ao Oeste da cidade do Huambo.
A organização ADPP opera em Angola há mais de 20 anos, actuando nas áreas de educação, saúde, agricultura, ambiente, desenvolvimento comunitário e integrado das comunidades rurais, por via da capacitação de indivíduos, famílias e comunidades para mudanças positivas nas suas vidas.
Na província do Huambo, a organização conta com duas escolas de formação de professores nos municípios do Huambo e do Londuimbali, para além de desenvolver vários projectos comunitários em outros municípios.